Top 10 – Quais são os 10 Top Segredos Da Arte de Falar Bem Em Público e Por quê (Parte 3)

Top 10 – Quais são os 10 Top Segredos Da Arte de Falar Bem Em Público e Por quê

Nos últimos artigos sobre os 10 segredos de uma excelente oratória falamos sobre pontos fundamentais. Enfim, vamos conversar sobre o segredo número 10.

Caso ainda não tenha lido os outros artigos desta série (Parte 1 e Parte 2), recomendo fortemente que leia, para não ter que pegar o bonde andando.

O primeiro falou sobre os 4 segredos que estão alicerçando excelentes palestrantes da atualidade. O segundo ensinou 5 técnicas comprovadas de desenvolvimento de palestras. Por praticar de verdade estes 9 passos, você já estará na frente de muita gente, acredite.

Enfim, após estes 9 TOP segredos para falar bem em público, seria um pecado não conhecer o décimo. Continue aqui!

Top Segredo Da Oratória #10: Treine O Suficiente

O Dr. Lair Ribeiro, um conceituado palestrante, costuma dizer: “A Repetição é a mãe do aprendizado”. Seguindo esta ideia, o seu treinamento cumpre um papel muito importante: você mesmo aprende cada vez mais o que ensina.

Dr. Lair Ribeiro (Google Imagens)

Aprender é educar; se o treinamento faz você educar sua mente, imagine o  potencial que o treino pode ter. A cada vez que você fala a mesma coisa, seu cérebro fortalece suas pontes de conhecimento.

Pense num professor que constantemente transmite o conteúdo para sua sala de aula.

Por que ele não se esquece das informações? Devido à repetição do seu conhecimento. Portanto, sessões de treino elevam o nível de desempenho do orador. Afeta profundamente sua convicção.

Mas Qual Deve Ser O Método De Treino?

É possível fazer um ensaio mental. Mas o melhor modo de fazer um ensaio é em voz alta. Para medir sua desenvoltura, você ainda tem a opção de gravar em áudio ou vídeo. Daí, ao escutar, você pode avaliar seu desempenho.

O simples fato de treinar em voz alta vai fazer sua mente ficar bem afiada. Praticar a linguagem falada é mais efetivo do que se imaginar falando. Se estiver num local em que não seja possível emitir a voz, pelo menos abra a boca, simulando a pronúncia das palavras. Também funciona bem.

Mas o treino em voz alta é sem dúvida melhor, pois você treina a dicção e escuta ao mesmo tempo.

#A Memória Do Professor É Fortalecida A Cada Vez Que Ele Repete Uma Aula

Quantas Vezes Eu Preciso Treinar Um Discurso?

Isso pode variar a cada caso.

Você já tinha domínio do assunto antes de preparar o discurso? Em caso positivo, você não precisará de muito ensaio. Neste caso, o treino serve mais para colocar as suas ideias na sequência e fixa-las com coerência. Além disso, aumentará sua confiança e convicção para proferir.

Quando você não tem experiência em palestrar certo tema, você precisa de mais sessões de treino. Cada sessão ficará melhor do que a última. Você escolhe seu nível de desempenho.

Quando a fraseologia do discurso sai no “automático”, sobra-lhe energia para incluir técnicas adicionais e dar um gosto mais especial no discurso. Pode implementar gestos e expressões corporais, mais contato visual, usar variados tons de voz, experimentar pausas de impacto, enfim, muita coisa.

Mas este benefício só vai existir se você treinar o suficiente.

O Treino Também Permite Que Se Façam Ajustes?

Sim, o treino traz a possibilidade de ajustes, pois te permite ter a visão de quem está na assistência. Como assim?

Por procurar enxergar a si mesmo do ponto de vista do ouvinte, você pode fazer correções, caso sejam necessárias. Poderá usar algumas referências, tais como as perguntas abaixo:

  • Está fácil de entender a matéria? Eu entenderia se estivesse como ouvinte?
  • A ordem do conteúdo é coerente?
  • O tom de voz é bem modulado ou o discurso está monótono?
  • Está tudo dentro do tempo previsto?
  • Existem gaguejos ou tropeços no desenrolar do discurso?
  • A matéria e o modo de falar envolvem os ouvintes mentalmente?

Avaliar-se durante os treinos pode te trazer estas respostas. E as respostas podem justificar ou não que você faça correções antes de subir no palco. Se julgar necessário mudar alguma coisa, não hesite em fazer isso!

Cautela: Se você, após os treinos, decidir mudar alguma coisa, refaça alguns ensaios. Fazer mudanças de última hora é arriscado, pois sua mente já estava acostumada com uma linha de pensamento. Será necessário se acostumar novamente.

#Cuidado Para Não Interditar Seu Raciocínio Por Fazer Muitas Mudanças Em Cima Da Hora

Até mesmo se você reimprimir seu esboço de uma forma diferente seria bom ensaiar de novo. Por quê?

Quer queira quer não, a mente fotografa as informações. Se ela for surpreendida com um novo formato do esboço, o resultado é que você pode dar umas “travadas” no palco.

Imagine, por exemplo, que você está acostumado a dirigir pelas ruas que chegam ao seu local de trabalho. Daí, de repente, uma das ruas está interditada. Qual o resultado? Você tem que gastar um tempo para se adaptar à mudança.

O mesmo ocorre quando você muda um esboço do qual você já está acostumado. Sua mente se depara com raciocínios interditados e precisará de treinos adicionais para se adaptar.

Reconheça O Benefício Do Treino

Muitos palestrantes com experiência fazem excelentes improvisos. O improviso total é uma técnica que exige muita prática. No entanto, se você tiver tempo disponível, prefira o caminho mais seguro – treine!

Quanto melhor for seu desempenho, mais os ouvintes esperarão de você em palestras futuras. Você vai criando autoridade com o tempo. De vez em quando você precisará fazer um improviso, devido às circunstâncias. Mas se você improvisar toda vez, sem necessidade, você pode se queimar.

Portanto, melhore a qualidade da sua oratória por ensaiar o suficiente! Continue colaborando para o crescimento das pessoas e se tornando referência em comunicação. As pessoas querem te aplaudir!

Top Segredo Da Oratória #11: Falar Bem Conecta!

Espero de coração que você tenha aprendido bastante por conhecer os 10 Segredos de uma excelente oratória! Mas espere aí, tenho uma surpresa bônus pra você…

Para que uma pessoa realmente desenvolva estes pilares da oratória, leva um certo tempo. Afinal, são segredos comprovados de pessoas que exploraram este universo e aprenderam na raça.

O fato de conhecê-los já é um bom começo. Mas e se eu te dissesse que tem um jeito de acelerar ainda mais a sua habilidade? E se eu te dissesse que em 4 semanas é possível abraçar a maioria dessas técnicas?

Sim, é possível! Eu pesquisei muitas maneiras de se acelerar este processo sem sacrificar a beleza da arte de se comunicar, e a boa notícia é que eu descobri. Trata-se de um curso que você pode realizar da sua própria casa. Se chama “Falar Bem Conecta”. Podemos chamá-lo de TOP Segredo número 11.

Quem dá as aulas é o meu parceiro Ricardo Silva Voz. Clique Aqui Ou Na Imagem Abaixo Para Conhecer Um Pouco Da História Dele.

A proposta do curso FalarBemConecta é superinteressante. As 23 Vídeo Aulas online te levam pela mão, tiram seus possíveis medos e constroem passo-a-passo uma nova comunicação, que realmente se conecta com as pessoas. Fantástico!

Especialmente Indispensável Para Você Que….

  • Quer Vender Uma Ideia, Produto Ou Serviço
  • Realizar Aulas, Palestras ou Apresentações
  • Gravar Vídeos ou Eventos Online Ao Vivo (Live)
  • Quer Se Relacionar Melhor Com Parceiros E Clientes
  • Quer Ganhar Uma Causa Ou Negociação
  • Quer Ter Maior Liderança E Autoridade

O curso Falar Bem Conecta vai te ajudar por meio de técnicas e métodos. Tais métodos são específicos para cada perfil de público, parceiros e clientes que você tiver. Simplesmente demais!

Comunicação de ALTO IMPACTO por meio de 4 módulos, em 4 semanas! Ao se inscrever você já terá acesso a todos os módulos.

Sabe algo que me chama muita atenção neste curso de oratória? É que ele te traz uma combinação de outras áreas que complementam e potencializam a comunicação. Este cara, o Ricardo Silva Voz, tem conhecimento especializado nas seguintes áreas:

  • PNL (Programação Neuro-Linguística)
  • Marketing e Vendas
  • Neurociência
  • Psicologia
  • Além de, claro, 15 anos de experiência em comunicação falada!

Estas áreas de conhecimento da natureza e do modo de pensar humano fazem uma diferença lascada (rss). Inspire-se e renove sua comunicação, trazendo os melhores resultados para você e para quem estiver te acompanhando em sua jornada.

Se quiser saber mais sobre todos os detalhes do Curso de Oratória “Falar Bem Conecta”, basta Clicar Aqui.

Parabéns pelo seu interesse. E muito obrigado por ler até o fim.  🙂   Obs.: Se quiser dizer qual das 11 técnicas top você mais gostou, deixe seu comentário abaixo.

 

 

 

Top 10 – Quais são os 10 Top Segredos Da Arte de Falar Bem Em Público e Por quê (Parte 3)
5 (100%) 1 vote

Acho que Você vai Gostar destes Artigos Também....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *