Top 10 – Quais são os 10 Top Segredos Da Arte de Falar Bem Em Público e Por quê (Parte 1)

Top 10 – Quais são os 10 Top Segredos Da Arte de Falar Bem Em Público e Por quê

Parabéns por se interessar por este assunto. Ao clicar neste artigo, você provou pra mim que deseja ter um diferencial. E este é o objetivo mesmo.

Os 10 Top Segredos Da Oratória merecem sua atenção, quer você trabalhe como palestrante, quer precise fazer ótimas apresentações na escola ou faculdade.

Sem rodeios, coloco em suas mãos a lista de técnicas top de oratória. Segue abaixo.

Quanto antes você praticar estes segredos, tão logo perceberá os benefícios. São técnicas totalmente comprovadas.

  1. Prepare-se Muito Bem
  2. Domine Seu Conteúdo
  3. Conheça Seu Público
  4. Goste Das Pessoas
  5. Elabore Seu Esboço
  6. Se Preocupe Com As Ideias, Não com As Palavras
  7. Organize Suas Ideias
  8. Faça Um Bom Contato Visual
  9. Seja Natural E Conversante
  10. Treine O Suficiente

Agora aperte o cinto e vamos continuar aqui, conversando sobre esses 10 Segredos Da Oratória. Começando pela preparação, acompanhe um por um dos itens destacados.

E por favor, não saia sem dar nenhuma satisfação, ou melhor, sem deixar seu comentário ou elogio. (rss)

Top Segredo Da Oratória #1: Prepare-se Muito Bem

Preparar-se muito bem está na nossa lista Top 10 de técnicas de oratória pelo seguinte fato: Este é o primeiro passo para uma palestra bem sucedida.

Pense por exemplo no seu cardápio favorito. Imagine que seja um prato de carne acompanhado de alguns produtos da terra, como legumes e verduras. Como se sentiria se este prato lhe fosse servido cru?

Talvez lhe tenha dado um embrulho no estômago ao ler a pergunta acima. Mandioca crua, cenoura crua e um bifão totalmente cru; e daí para a pior… não seria interessante.

Sei que existem pratos que são servidos crus, mas este não é o ponto agora. O ponto em questão é que um alimento bem preparado levanta fortemente nosso apetite. Assim como um cardápio cheiroso, bonito e suculento dá prazer ao paladar, uma palestra bem preparada dá prazer aos ouvidos.

#Você Prepara Bem O Alimento Que Serve?

Mas o que envolve uma boa preparação?

Uma boa preparação envolve selecionar e embelezar as melhores informações. Envolve separar o relevante do supérfluo. Nesta etapa também podemos atualizar nosso conhecimento. Confirmar estatísticas.

Também podemos aproveitar a etapa da preparação para colocar o assunto numa ordem favorável ao entendimento. Pergunte-se: minhas informações são apresentadas como um cardápio apetitoso? Ou parecem ingredientes crus, jogados num prato?

Uma vez que você preparou muito bem sua matéria, você está ponto para dar o próximo passo.

Top Segredo Da Oratória #2: Domine Seu Conteúdo

Dominar seu conteúdo é fundamental. Isto lhe dará a confiança necessária para uma boa desenvoltura.

Este segredo é muito útil, pois neste ponto você deixa de pesquisar enxurradas de informações, e passa a focar apenas na sua seleção; seu material selecionado passa a ser a representação da sua palestra.

Como dominar seu conteúdo?

A título de regra, você deve repassar na mente várias vezes a matéria selecionada. Sim, você vai estudar o que você mesmo preparou. Isto fará com que as ideias sejam bem fixadas em sua memória.

#Se Concentre No Seu Tema. Leia. Estude. Escute.

Você pode fazer isto por ler em voz alta seu conteúdo. Se tiver pouco tempo, quem sabe possa gravar um áudio da sua leitura. Depois, escute diversas vezes seu próprio áudio, com um fone de ouvido.

Um passo adicional seria ensinar alguém sobre aspectos do seu material. Pode ser um parente ou um colega do trabalho. Nos dias anteriores à sua palestra, é bom se concentrar no seu tema e vivê-lo, incluindo-o em algumas conversas do dia-a-dia.

Depois de dominar seu conteúdo, um segredo importante é conhecer seu público.

Top Segredo Da Oratória #3: Conheça Seu Público

Voltemos a falar de alimento. Imagine que você vai preparar refeições para alguém.

É uma pessoa que você conhece muito bem. Talvez você saiba quais são os seus gostos e necessidades. É vegetariano (a) ou não? Gosta de pimenta? Não gosta? É diabético (a)? Tem pressão alta ou intolerância a lactose?

Não concorda que saber destas coisas te obriga a fazer um cardápio personalizado?

Se os gostos e necessidades não forem respeitados, a pessoa talvez deixe toda a comida no prato. Ou seja, não dá pra ignorar certos fatos, uma vez que os conhecemos. E acredite: é melhor conhecer do que não conhecer.

Aplicando este conceito às palestras, procure saber o máximo de coisas a respeito do seu público. Idade, condição social e econômica, cultura, opinião e etc. Sempre é possível descobrir coisas que nos obrigam a personalizar o discurso.

#Você Vai Conseguir Deixar Seu Ouvinte Satisfeito?

Caso não tenha como conhecer pessoalmente pessoas para quem vai palestrar, faça perguntas a quem puder. Ouça com atenção aos comentários. Pesquise. Abra a mente. Qual o nível de conhecimento que o seu público têm do assunto que você vai abordar? Ajuste seu proferimento de acordo!

Lembre-se: não dá pra ignorar certos fatos. Um enfoque personalizado vai atender as expectativas dos seus ouvintes. Dará a sua palestra um gosto único.

Mas deixe-me perguntar: Você realmente gosta das pessoas com quem fala ou faz palestras apenas por obrigação?

Top Segredo Da Oratória #4: Goste Das Pessoas

Se a sua profissão exige que você lide com o público, é natural às vezes se cansar disso.

A pressão, a responsabilidade e a possível cobrança que você sofre podem te esgotar de vez em quando. Mas sabia que os melhores palestrantes são aqueles que realmente gostam de pessoas?

Não é difícil entender por que este é um segredo fundamental. Gostar das pessoas não é necessariamente uma técnica a ser dominada. É um sentimento enraizado no coração.

E é aí que entra o diferencial. O sentimento do coração se transparece na fala e na postura – você querendo ou não. Isto é algo que quem faz discursos apenas mecanicamente dificilmente vai entender.

Um gesto corporal espontâneo, um improviso surpreendente, um sorriso genuíno – tudo isso é fruto de um coração alimentado por sentimentos positivos. Se gostar das pessoas, conseguirá boa parte dessas coisas automaticamente.

Mas o ser humano é muito difícil; como posso aprender a gostar das pessoas?

#Gostar Das Pessoas Não É Uma Técnica De Oratória; É Um TOP Segredo Da Oratória

Um bom ponto de partida seria lembrar que precisamos uns dos outros. Alguns mostram mais seus defeitos do que outros. Mas apesar disso, cada pessoa tem seu lugar; todos têm qualidades e merecem respeito.

Outro ponto interessante é lembrar que podemos colaborar para o crescimento uns dos outros. Temos essa capacidade. Sabendo disso, você, como orador, tem uma chance a mais de colaborar para o crescimento das pessoas. Se pensarmos assim, formamos um time.

Querer transmitir algo que realmente venha a somar para as pessoas é algo fantástico. Somos parceiros do nosso público. Realmente, nem todos vão se interessar plenamente por sua mensagem. Mas, como oradores, damos um voto de confiança para nossos ouvintes.

E por falar em voto de confiança, você confia na sua memória? Alguns confiam até demais, e às vezes passam pelo famoso “branco”. Esquecer-se de algo importante na hora “h” é péssimo. Para combater isto, devemos ter em mãos um esboço.

Você costuma falar com base num esboço?

Top Segredo Da Oratória #5: Elabore Seu Esboço

Até aqui falamos de coisas que ficam por detrás das cortinas. A partir de agora, abordaremos um pouco mais a parte técnica.

O próximo artigo desta série continuará falando sobre o top segredo 5 e muito mais. Não perca! 🙂

Top 10 – Quais são os 10 Top Segredos Da Arte de Falar Bem Em Público e Por quê (Parte 1)
5 (100%) 1 vote

Acho que Você vai Gostar destes Artigos Também....

2 comentários sobre “Top 10 – Quais são os 10 Top Segredos Da Arte de Falar Bem Em Público e Por quê (Parte 1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *