Os 4 Passos Práticos Para Conseguir uma Oratória Fluente

Os 4 Passos Práticos Para Conseguir uma Oratória Fluente

O que significa fluência? De acordo com o dicionário Online de Português, Fluência é “Característica ou particularidade do que flui”. Também pode ser “Qualidade da pessoa que se expressa com clareza”, ou “Atributo do que é natural; em que há espontaneidade”. (https://www.dicio.com.br/fluencia/)

Não precisamos acrescentar muito a esta definição; a ideia de fluência gira em torno de algo que flui sem interrupções, e que tem um “fluxo” claro e natural. Lembra a correnteza suave de um rio; sem impedimento ou agitações, mas contínuo.

Talvez você já tenha ouvido alguém dizer que a fluência é uma característica de um bom orador. Isso definitivamente é verdade! Para ser um orador ninja, você deve se tornar um palestrante fluente. Este Artigo vai te entregar os segredos da fluência ao se falar em público. Aperte os cintos e faça seu comentário no final

1º Passo Prático Para Conseguir uma Oratória Fluente: Seja Um Excelente Leitor

Provavelmente você já percebeu um detalhe importante com respeito a falta de fluência: Pessoas que não leem bem possuem maior dificuldade para falar em público com dicção e clareza. O contrário é verdadeiro: Quem tem uma boa qualidade de leitura pode se expressar com muito mais facilidade.

Portanto, se você não lê bem, este pode ser o ponta-a-pé inicial pra você guinar sua habilidade de falar em público. Não desanime, é perfeitamente possível melhorar a qualidade da leitura.

Você conseguirá se tornar um excelente leitor se seguir os seguintes passos:

  • Leia em voz alta todos os dias, pelo menos 10 minutos.
  • Discipline-se ao ler. Ou seja, não se conforme em pronunciar errado.
  • Quando necessário, volte e leia novamente do modo correto.
  • Procure estar com os olhos sempre à frente das palavras que a boca está pronunciando
  • Não leia palavra por palavra; Leia grupos de palavras, pausando apenas onde a pontuação exige
  • De vez em quando, leia o mais rápido possível, para melhorar a velocidade de assimilação mental das palavras e fortalecer os músculos do rosto.

No e-book “29 Truques da fala para se expressar com ótima dicção” contém muitas outras dicas sobre isso, de modo mais completo. Para fazer o download completo gratuito, clique aqui.

Talvez você esteja se perguntando: “Como melhorar a leitura vai afetar minha oratória?”

# A leitura Regular vai Elevar sua Capacidade de Usar as Palavras e Falar com Boa Dicção

Posso afirmar a você que a boa leitura é o treino básico para se adquirir fluência. Se você não lê bem, dificilmente vai falar bem; provavelmente não entende bem; em resumo, possivelmente não se comunica bem. A boa leitura forma pessoas inteligentes e expressivas.

Nota: Caso deseje fazer um curso avançado de velocidade e entendimento de leitura, eu indico o treinamento: “Acelere 3X sua Leitura.” Se quiser conhecer clique aqui.

Se você já lê bem, parabéns! Mas não pense que a leitura é tudo. Ela é o início de tudo. Precisamos dar alguns passos além.

2º Passo Prático Para Conseguir uma Oratória Fluente: Tenha Domínio do que vai Falar

A leitura é um alicerce para sua oratória. Mas para se obter uma verdadeira fluência, o orador deve dominar seu próprio conteúdo. Isto envolve conhecer o assunto primeiro para si mesmo, e depois conhecer ao ponto de saber a melhor maneira de transmiti-lo.

Como vimos na definição, fluência também é a “qualidade da pessoa que se expressa com clareza.”

Se você já é considerado uma autoridade no assunto, esta etapa não será tão difícil. Mas como palestrantes, com certeza algumas vezes seremos convidados para palestrar sobre algo que não temos domínio. Quando este for o caso, teremos que usar o tempo disponível para nos preparar.

Se tiver pouco tempo para se preparar, leia o artigo sobre “improvisos”. (clique)

Talvez o tempo gasto com a preparação seja umas 10 vezes maior do que o tempo de proferimento do discurso. Isto quando se quer atingir um nível elevado de fluência, claro. Alguns palestrantes acabam “se achando” com o passar do tempo e daí não se preparam o suficiente. O resultado é que se atrapalham em algum ponto da palestra. Ou dão palestras sem graça, achando que estão “abafando”.

Para ter uma oratória bem reconhecida devemos, no mínimo, conhecer bem o assunto que vamos falar. Isto dará o impacto necessário para a sua mensagem. Trará convicção.

Não ache; tenha certeza. Não dê opiniões irrelevantes; seja sólido. Seus ouvintes agradecerão.

3º Passo Prático Para Conseguir uma Oratória Fluente: Organize as ideias

Nada melhor do que um discurso bem organizado para que a audiência tenha uma ótima compreensão! Então, se preocupe com a ordem das ideias que vai transmitir.

Assim como uma casa não começa a ser construída pelo telhado, todo discurso tem uma ordem lógica de desenvolvimento. Então, bem antes de proferir o discurso, pergunte-se: “Se eu estivesse no lugar da plateia, qual seria a forma mais fácil de entender o assunto?

Muitas sugestões práticas você também encontrará no artigo “Organize Suas Ideias”, aqui do site OradorNinja.

Uma vez que você organizou bem a ordem das ideias do seu discurso, você já pode ensaiar, procurando desenvolver o quarto pilar da fluência.

4º Passo Prático Para Conseguir uma Oratória Fluente: Seja espontâneo

Conforme já aprendemos, a fluência inclui o “atributo do que é natural; em que há espontaneidade”.

Portanto, um palestrante fluente deve ser espontâneo. Mas o que significa ser espontâneo?

Novamente recorrendo ao dicionário, espontâneo é definido como algo “cujo desenvolvimento não é premeditado; natural e sincero (no caso de pessoas)”.

Então será que é contraditório fazer toda aquela preparação, para esboçar o que será dito?

Não. Quando se diz que o palestrante desenvolve um discurso “não premeditado”, isso não quer dizer que ele não deva se preparar. Isto significa que ele não deve decorar ou ler palavra por palavra. Isto sim seria premeditar o discurso.

O bom palestrante não se prende a palavras. Ele sabe bem quais ideias deseja transmitir, daí escolhe naturalmente as palavras que vai usar conforme faz o discurso. É sincero, pois tira as palavras do coração, de acordo com seu próprio vocabulário, e assim compõe a maioria das frases em tempo real.

Esta característica de oratória torna um discurso especial e cativante.

#Quando Você consegue Ser Espontâneo, Sua Audiência Se Sente Confortável com Você

Palavras decoradas ou lidas não têm o mesmo efeito, criando um espaço entre o orador e sua plateia. Em contraste com isso, a espontaneidade conecta o palestrante e sua audiência. A naturalidade faz as pessoas se sentirem a vontade com você.

Obs.: Talvez uma ou outra frase de impacto pode ser decorada. Mas evite a tendência de decorar seu discurso todo. Isso comprometerá sua naturalidade.

Relembrando 4 Passos Para Conseguir fluência na Oratória

Este artigo te entregou 4 chaves básicas para se melhorar a fluência. Claro que existem outras coisas que você vai aprender este assunto que vão potencializar sua fluência. Por exemplo, fazer uma boa introdução, ter um bom método de apresentação, fazer um uso correto de pausas, e etc.

Para saber mesmo sobre Como melhorar a Oratória e qualidade de voz eu recomendo que você faça o curso completo “Falar Bem Conecta”. Este é um curso completo que você pode fazer totalmente online. Você vai descobrir todos os segredos da Chamada Oratória de Impacto. Clique para Conhecer.

Enquanto isso, vá praticando os seguintes 4 segredos:

  1. – Desenvolva uma Leitura de Alto Padrão
  2. – Domine seu Conteúdo, seja ele qual for
  3. – Organize metodicamente as ideias do discurso
  4. – Seja espontâneo.

Parabéns por ler até o fim! Por gentileza, não saia sem deixar seu comentário ou pergunta e até a próxima.

Os 4 Passos Práticos Para Conseguir uma Oratória Fluente
5 (100%) 1 vote

Acho que Você vai Gostar destes Artigos Também....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *