oratoria o que e

ORATÓRIA – O que é?

O que é Oratória? |

Se você digitar a palavra “oratória” na pesquisa do google, após apertar no “enter” vai aparecer aproximadamente 1.960.000 resultados em 0,43 segundos. Fantástica esta busca, não é mesmo? Isso indica que há muito conteúdo na web sobre o assunto, e ao mesmo tempo significa que muita gente procura saber sobre isto.

oratoria google-search

Talvez VOCÊ tenha feito esta busca agora e veio parar aqui. Tem outros resultados com conteúdo bem legal, por exemplo o do blog da Widoox, o site da CPDEC (Centro de pesquisa, desenvolvimento e educação continuada, o clube da fala e tem também o blog da Gislaine Isquierdo.

Este artigo vai te responder algumas perguntas importantes: O que é Oratória (significado, definições)? Quais são as formas de se conseguir uma boa oratória? E por que vale a pena você se dedicar até conseguir uma boa oratória?

Continue aqui neste artigo e descubra estas respostas, sem esquecer, claro, de deixar sua colaboração no final, por meio do seu comentário e deixando sua opinião, ok?

O que é Oratória?

Para entender o que é oratória, podemos começar entendendo a origem da palavra.

oratoria o que e

“Oratória” é uma palavra derivada do verbo “orar” que basicamente significa “falar”. Devido ao constante uso desta palavra em sentido religioso, com o passar do tempo, a maioria das pessoas passou a associar o termo “oração” ao ato de falar com Deus.

Evidentemente, é correta esta aceitação. Mas a palavra “orar”, no seu significado mais amplo e básico, envolve mesmo “falar”, “proferir”, “discursar”, e assim por diante. A palavra “oração”, também é usada em outros contextos, como por exemplo, na língua portuguesa.

O que ocorreu com a palavra “orar” ocorre com inúmeras palavras, em todas as gerações. Um termo é criado para definir algo, mas o uso desta palavra no dia-a-dia das pessoas é que amplia ou restringe o uso dela. Portanto, oratória também poderia ser descrita, rusticamente, como “falatória” (rsrss…)

Caminhando para o uso mais profissional desta palavra, podemos citar a referencia do dicionário online de português, que traz a seguinte (ótima) definição objetiva: “Arte de falar bem em público; eloquência. Conjunto de técnicas que ajudam na arte de falar bem, retórica.”

 

Oratoria Definicao

Definição de Oratória no dicionário de Portugues

 

Percebe-se que, ao definirmos a palavra oratória, encontramos um ramo de interesse muito amplo na sociedade: a comunicação. A comunicação definitivamente faz parte da nossa vida. Somos animais linguísticos; a comunicação falada nos diferencia de todos os animais.

A comunicação é a matéria-prima da oratória e todos os seus interesses adjacentes. Também percebemos que existem pessoas que se destacam mais na arte de falar publicamente do que outras. Isto nos leva a segunda pergunta: Quais são as formas de se conseguir uma boa oratória?

Quais são as formas de se conseguir uma boa oratória?

Talvez a primeira forma de se conseguir uma boa oratória que veio à sua mente foi “A EXPERIÊNCIA”. Não tenho como discordar de você. Quanto mais uma pessoa pratica o maravilhoso dom da fala, mais ela melhora sua oratória e consegue os resultados. Quais resultados? Em suma, o resultado é o objetivo da sua comunicação, que pode ser motivar, explicar, convencer, vender, se relacionar, consolar, informar, instruir e inúmeros outros.

Mas existem formas de se acelerar o processo. Ou seja, conhecer TÉCNICAS DE ORATÓRIA, pode fazer com que você, mesmo com pouca experiência, tenha uma ótima desenvoltura ao falar em público. Aqui no site OradorNinja, você encontra o passo-a-passo das principais técnicas de oratória nas categorias:

– Como falar Bem e

– Dicas de oratória.

Como estas categorias já englobam as técnicas principais, não precisaremos abordá-las aqui. Mas antes de ir lá ver essas categorias, como um adicional, vamos comentar aqui abaixo sobre algumas técnicas sensacionais que vão acelerar muito o desenvolvimento da sua oratória:

Oratória Ninja: Se concentre nas ideias e não necessariamente nas palavras

A maioria dos principiantes na oratória comete este erro básico. Eles acham que os oradores experientes decoram o que vão falar. Ou acham que eles escrevem tudo que vão dizer. Mas não é assim.

Se quiser elevar seu nível de desempenho na oratória, se concentre no seu conteúdo e saiba com convicção todas as ideias principais do que deseja dizer. Com isto em mente, você deve falar com propriedade, como um professor ensinando seus alunos.

As pessoas querem ouvir um discurso no qual elas saiam pensando: “que legal, aprendi muito com este discurso, nem vi a hora passar”. Quando o orador é robótico e não consegue palestrar naturalmente, o resultado é que sua plateia perde a empolgação em ouvi-lo. Seja original e espontâneo.

Tire as palavras do seu coração, alicerçadas por seu conhecimento.

Oratória Ninja: Tenha um bom contato visual

O nervosismo e a timidez fazem-nos querer se esconder. Mas se quiser ter uma boa oratória, você deve procurar encarar seus ouvintes durante toda a palestra.

Mas não olhe tanto para uma mesma pessoa ao ponto de deixa-la constrangida. Alterne seu olhar entre vários ouvintes ao longo de toda a conferência, e você conquistará um ótimo engajamento e autoridade.

Quem esconde seu olhar não transmite convicção. Procure ser natural. Sorria quando for apropriado e fique sério quando for apropriado. Transmita suas emoções como se todos na plateia fossem uma única pessoa em sua frente.

Oratória Ninja: Ofereça conteúdo de verdade, sem enrolações

É comum um orador iniciante enrolar muito ao fazer um discurso. O que seria enrolar?

Resposta: Usar o tempo fazendo rodeios, ao invés de fazer um discurso instrutivo. As pontes entre um raciocínio e outro são necessárias, mas seus ouvintes não querem ficar o tempo todo na ponte: eles querem chegar a algum lugar.

A repetição de pontos-chaves tambem é uma técnica de oratória, mas deve ser usada do modo certo.

Então construa seu discurso de forma que cada bloco contribua para você chegar ao objetivo. Evite pleonasmos (repetir uma mesma ideia de várias formas diferentes, porém repetitivas). Evite vícios de linguagem. Evite piadinhas que apenas distraem mas não chegam a lugar algum.

Em resumo: TUDO que você disser deve ser importante. Uma ótima peneira é você ensaiar em voz alta o discurso e prestar atenção em tudo que for supérfluo. Uma vez que identificou, corte o desnecessário. Use apenas o necessário, tire aquilo que não estiver contribuindo para seu objetivo final.

Isto tornará sua oratória RICA.

Por que vale a pena você se dedicar até conseguir uma boa oratória?

Oratória e comunicação assertiva (com propriedade) SÃO ÚTEIS em qualquer roda da vida. A comunicação é tão essencial, que mesmo as pessoas que não podem falar, se comunicam de outras formas: braile, língua de sinais e assim por diante.

Se comunicar é viver. Falar é um dom tão fundamental que os melhores comunicadores são pessoas que realmente conseguem o que querem. Atingem seus objetivos na vida. E você também PODE ATINGIR.

oratoria comunicar se e viver

COMUNICAR-SE É VIVER | ORADOR NINJA

Por isso vale a pena se empenhar para desenvolver uma boa oratória: ela será um coadjuvante na busca de seus objetivos. Ainda mais se sua profissão exige, de alguma forma mais específica, que você se comunique com as outras pessoas.

Uma mensagem final para vocÊ:

Não torne da oratória apenas mais uma busca no google. Faça da oratória uma parte da sua vida. E nós do site OradorNinja estamos aqui para ajuda-lo nesta trajetória. Comente como este artigo somou conhecimento a você. Obrigado por ler até o fim!

ORATÓRIA – O que é?
5 (100%) 2 votes

Acho que Você vai Gostar destes Artigos Também....

2 comentários sobre “ORATÓRIA – O que é?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *