Como Criar Uma Apresentação Eficiente (A introdução)

Como Criar Uma Apresentação Eficiente (A introdução)

Uma apresentação eficiente prende a atenção. Mesmo que o assunto não interesse a todos da mesma forma, uma boa apresentação deve ser cativante. Mas como conseguir criar uma apresentação que todos prestarão atenção até o fim?

Depende de vários fatores. Vamos considerar alguns deles. A ordem em que serão apresentados aqui não precisa ser seguida. Mas poderão ser aplicadas como você achar mais prático.

A introdução é a primeira parte de uma apresentação. Se ela não prender a atenção dos ouvintes, provavelmente perderão o interesse de todo o restante do conteúdo.

Os ouvintes precisam ver logo nas palavras iniciais que o assunto é do interesse deles; que é importante para eles e que o conteúdo que será apresentado a seguir possam resolver os problemas que possam estar relacionados como o tema.

Tenha sempre em mente que as pessoas têm muitas preocupações e problemas da vida que precisam de atenção. Isto pode desviar sua atenção da apresentação. Por isso, captar a atenção dos ouvintes pode se difícil.

O que tem se mostrado eficaz para se incluir na introdução? Veja alguns exemplos.

Uma Apresentação Eficiente Deve Ter Uma Boa Introdução

Apresente um problema. Pode ser algo que os ouvintes enfrentam na sua vida diária.  Ao usar um problema, não gaste muito tempo falando dele. Escolha bem as palavras e apresente-os olhando para sua assistência. Mantenha o contato visual.

Use perguntas.  As perguntas devem despertar o interesse pelo assunto. Pode ser sobre uma curiosidade que não seja do conhecimento dos ouvintes.  Pode ser sobre dúvidas que precisam ser esclarecidas. Enfim, dependendo do seu tema, as respostas a tais perguntas devem ser apresentadas com convicção. Nunca use perguntas embaraçosas ou que expressem preconceitos.

Faça um pausa breve entre as perguntas. Isto facilita para os ouvintes criarem uma resposta mental. Isto será muito bom, porque é como se entrassem num diálogo mental com você.

Conte um caso real. Neste caso, alguns cuidados precisam ser levados em consideração: Não deve ser embaraçoso para alguns dos presentes; não deve ofuscar o assunto principal que será abordado, mas deverá captar a atenção para ele; e, não deve ser desnecessariamente longo.

Use uma citação de alguém famoso, um dito popular ou uma notícia atual. Esta é mais uma maneira de iniciar uma apresentação eficiente. Geralmente estes recursos, quando bem relacionados com o seu tema, tem bom efeito em captar a atenção no início da apresentação.

Conclusão: Se fizer uma excelente introdução, os ouvintes irão querer saber mais, e, com certeza prestarão atenção até o final.

Mas talvez você ache que a introdução deve ser elaborada antes de entrar no corpo da apresentação. Será que deve?

A Introdução Não Precisa Ser Elaborada Antes

As opiniões sobre quando deve-se preparar a apresentação variam.  No entanto, pode ser de ajuda preparar o conteúdo do corpo primeiro. Na maioria da vezes, é mais prático para um principiante, elaborar a introdução com base no que será apresentado.

Mas assim que tiver uma visão mais completa, podem ser feitos ajustes apropriados na introdução.

“Eu já fiz centenas de apresentações. E em muitas delas, preparei a introdução antes. Mas, depois da matéria pronta,  ao ler meu esboço ´surgiram ideias melhores e precisei refazer as introduções. Você até pode fazer a introdução primeiro, mas, se não achar apropriada, refaça.”

Veja mais sobre como fazer introduções eficientes.

Conteúdo (Em Breve):

Expressões Faciais, corporais, e gestos.

Contato visual com os ouvintes

As palavras iniciais

Escolha palavras que sejam absorvidas por todos, considerando, idade, grau de intrução

Como Criar Uma Apresentação Eficiente (A introdução)
5 (100%) 1 vote

Acho que Você vai Gostar destes Artigos Também....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *