sucesso legal oratoria

Como Vencer A Timidez em 5 Passos E Ter Uma Boa Oratória

Como Vencer A Timidez em 5 Passos E Ter Uma Boa Oratória |

Muitos dos melhores oradores afirmam que já foram tímidos no passado. Alguns dizem que são tímidos até hoje. E você, se considera tímido?

como vencer a timidez

A boa notícia é que a timidez pode ser contornada. Assim como muitos oradores de sucesso conseguiram, você também pode – e vai! – conseguir. Vale muito a pena lutar por isso, pois a timidez pode impedir o brilho de uma pessoa realmente brilhante.

Não existe uma receita universal para se acabar com a timidez. Cada pessoa que conseguiu fazer isto talvez tenha feito por caminhos bem diferentes. Mas uma soma de esforços pode lhe trazer ótimos resultados, e te permitir ter uma ótima oratória.

Aprenda a seguir alguns dos passos que muitos percorreram para vencer a timidez. Aplique aos poucos estas dicas. Mesmo que você não a vença por completo (sempre pode haver algum vestígio) fique feliz com seu progresso gradual, lembrando que ele te permitirá fazer mais pelas pessoas.

Como Vencer A Timidez – 1º Passo: Reconheça Que O Nervosismo É Normal

Primeiro de tudo: Reconheça que o nervosismo é normal. Não se culpe ou ache que você tem um problema por ser tímido. O motivo do nervosismo é simples: temos certa tarefa a cumprir, queremos nos sair bem, mas existe o receio de não conseguir.

Publicidade: Saiba Como Curar e Tratar Hemorroidas, usando métodos fitoterápicos. Alívio 48h Clique já!

A insegurança e timidez em falar em público brotam da mente. Se você reconhecer que este sentimento é normal, se sentirá mais confiante para enfrentá-lo. Além disso, não permitirá que ele o domine.

Logo na introdução do seu discurso, faça um cumprimento bem amigável ou conte algo bem descontraído. Isso quebra seu gelo e te ajuda a começar bem.

Como Vencer A Timidez – 2º Passo: Lembre-se De Que Você Tem Algo De Valor A Transmitir

como vencer a timidez

Outra coisa fundamental é lembrar-se do valor do seu conteúdo. Você tem algo valioso a transmitir. Lembrar-se disso é como ouvir uma voz no seu ouvido lhe dizendo: “Vale a pena deixar o coração bater mais forte para transmitir isso. Vá em frente!”

O benefício que você vai trazer à sua audiência é mais importante do que seu medo de passar por esta situação. Não concorda?

Agora, uma palavra de cautela: Tenha em mente que seu conteúdo é de valor, mas ao mesmo tempo não deixe de ensaiar e de se preparar o suficiente. Apenas desta forma você vai ficar mais tranquilo para poder vencer a timidez. Se estiver mal preparado, a timidez começa a ganhar força, e pode atrapalhar seu bom desempenho.

Como Vencer A Timidez – 3º Passo: Não Evite A Interação social Devido À Timidez

Um dos maiores erros que uma pessoa tímida pode cometer é deixar de se expressar e de se associar com as pessoas. Retrair-se não vai ajudar a solucionar o problema.

Portanto, procure estar perto de gente. Procure conversar e interagir mais. Não evite se apresentar na escola e no trabalho pensando que as pessoas vão rir de você. Este sentimento negativo fará você esconder seu brilho.

Duas coisas úteis para se iniciar boas conversas: Sorria e faça perguntas.

Quando você sorri, você quebra o seu gelo e o da outra pessoa também. Verdade: as químicas do bem-estar são ativadas no cérebro enquanto você sorri. Isto é fantástico! Ser mais sorridente ajuda-nos a combater a timidez. (Por exemplo, já ouviu falar da terapia do riso? No fim do artigo vou deixar um link).

#Cientificamente Comprovado: O Sorriso Tem Poderes Inimagináveis

Faça perguntas sinceras (não entrevistas chatas) perguntando sobre o ponto de vista das pessoas. Expresse o seu ponto de vista também. Quanto mais acostumado(a) com a comunicação frente a frente, mais preparado(a) estará para falar a públicos maiores no futuro.

Como Vencer A Timidez – 4º Passo: A Importância Da Prática Regular De Se Falar Em Público

Boa parte das pessoas que venceram a timidez afirmam que manter um contato constante com o público é uma ajuda excepcional. Procure oportunidades para falar em público.

Você é vendedor? Procure programar reuniões de vendas com as pessoas, ao invés de apenas fazer vendas individuais. Se você trabalha com marketing de rede, por exemplo, faça uma lista de todas as pessoas que você conhece. Agende reuniões iniciais com poucas pessoas. Aos poucos aumente a quantidade de convidados!

Se você parar para pensar, palestrar a muitas pessoas é igual palestrar a uma pessoa só! A diferença é que são muitos pares de ouvidos te escutando ao mesmo tempo. Não seja ansioso, dê um passo de cada vez e você vai longe.

Como Vencer A Timidez 5º: Procure Identificar E Combater Os Sintomas Da Timidez E Da Ansiedade

Abaixo, você encontrará muitas dicas práticas.

Mas, se você acha que sofre de outras angústias emocionais que atrapalham seu desempenho, invista alguns minutos para conhecer o método do nosso parceiro Ricardo Silva Voz, no 3º Módulo do curso Falar Bem Conecta.

oratória ricardo silva voz como vencer a timidez

Ricardo Silva é um renomado Coach de Voz e professor de linguagem falada. O 3º módulo do Curso Falar Bem Conecta fala sobre Segurança e Confiança, onde você descobre como vencer a timidez e falar bem em público. Basta clicar aqui para conhecer (versão completa) deste maravilhoso curso online.

Muitos palestrantes dominam os seus sintomas de timidez e ansiedade, apesar de ainda serem, em parte, ansiosos e tímidos. Como isso é possível?

Bem, a timidez e a ansiedade podem provocar diversos sintomas ao se falar em público, dentre eles:

  • Tremedeira das mãos;
  • Gaguejos;
  • Voz trêmula;
  • Joelhos tremendo;
  • Respiração Ofegante e coração acelerado;
  • Coçar a esmo (desnecessariamente) o nariz, ou ficar ajustando o óculos;
  • Lábios e garganta secos;
  • Entre vários outros.

A quantidade e intensidade de tais sintomas variam de pessoa para pessoa. Quais ocorrem no seu caso? Já conseguiu identificar? E, se identificou, o que pode fazer para amenizar tais sintomas?

Ter estas respostas vai ajudá-lo a controlar os sintomas de ansiedade e timidez. Identifique com clareza e tenha um plano de ação. Segue abaixo algumas sugestões úteis de planos de ação que você pode ter em mente.

TREMEDEIRA DAS MÃOS. Se minha mão treme demais, vou procurar não erguê-la exageradamente; ou então posso deixar minhas notas numa pasta “L” para ficar mais pesada e não revelar tanto o tremor (uma única folha fininha revela muito quando segurada com a mão). Detalhe interessante: Prefira gestos curtos e com a mão fechada, ao invés de gestos longos e de mão aberta.

GAGUEJOS. Ensaie bastante para que suas ideias sejam claras em sua mente. Procure se expressar com frases curtas. Fale um pouco mais devagar, para que as velocidades da fala e do raciocínio se acompanhem uma a outra. Ás vezes o gaguejo ocorre quando a fala quer sair e o raciocínio ainda não elaborou a frase.

VOZ TRÊMULA. Este sintoma é delicado. Antes de tudo, prepare-se bem para sua palestra. Respire fundo antes de subir ao palco, ou onde quer que seja. Conte até 5 com o pulmão bem cheio de ar e depois solte o ar lentamente, pelo nariz. Esforce-se em pensar que logo mais você vai descer do palco com a missão cumprida. Assim como no passo anterior, use sempre frases curtas. Vai aliviar o tremor na voz.

JOELHOS TREMENDO. Este sintoma é pouco percebido de fora. É mais a própria pessoa que percebe. Portanto, não dê muita atenção a isso. Mas se estiver te incomodando muito, procure encontrar as posições mais confortáveis possíveis para as pernas e para os joelhos. Alterne entre estas posições. Procure esticar propositalmente as pernas algumas vezes (com o pé no chão).

 

RESPIRAÇÃO OFEGANTE E CORAÇÃO ACELERADO. Mude um pouco seu tom de voz quando perceber um descontrole leve na fala. Use um tom levemente mais agudo. Isto vai ajudar a canalizar a energia da voz na frase que você mudou o tom, aumentando as chances de você voltar com o tom normal pouco tempo depois.

COÇAR A ESMO O NARIZ, OU FICAR AJUSTANDO O ÓCULOS. Discipline-se sempre que fizer isto e pare de fazer. Desta forma, você vai reduzir gradativamente este hábito. No começo vai haver alguns deslizes, mas logo a disciplina se torna automática.

LÁBIOS E GARGANTA SECOS. É de grande ajuda levar um copinho de água para dar um gole de vez em quando.agua como vencer a timidez

Repito: Não precisa tomar muita água; basta 1 golinho para hidratar de vez em quando. Aproveite esta pausa no momento de beber água para respirar fundo e prosseguir.

Talvez nossa timidez não seja completamente vencida. Sempre vai haver alguma tensão antes de falar em público. Mas a prática e a experiência vão nos ajudar a controlar todos estes sintomas indesejados e fazer, mesmo nervoso por dentro, excelentes apresentações.

Pratique Sem Demora Os Passos Aprendidos! Veja Resumo Abaixo:

sucesso como vencer a timidez

  • Reconheça (com bom humor) que o nervosismo é normal;
  • Lembre-se de que você tem algo de valor a transmitir;
  • Não evite a interação social devido à timidez;
  • Tenha uma prática regular de se falar em público; abrace oportunidades;
  • Procure identificar e combater os SEUS sintomas da timidez e da ansiedade.

E claro, não deixe de deixar seu comentário abaixo, falando sobre o que achou do artigo. Fale mesmo, não seja tímido rsrss  😉

***Conforme prometi, segue Link de pesquisa Sobre terapia do Riso (materia da revista Viva Saude da UOL): http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/104/risoterapia-alegria-que-transforma-dar-risadas-pode-aumentar-as-242753-1.asp/

Como Vencer A Timidez em 5 Passos E Ter Uma Boa Oratória
5 (100%) 2 votes

Acho que Você vai Gostar destes Artigos Também....

2 comentários sobre “Como Vencer A Timidez em 5 Passos E Ter Uma Boa Oratória

    • Olá Vando, tudo bem? Que bom que você gostou, apreciamos muito seu comentArio! Realmente exige esforço vencer a timidez. Mas é algo gradativo, exige foco e paciencia.
      Muito obrigado por deixar sua opinião. Clique aqui para conhecer o curso online que estamos divulgando atualmente, que tem ajudado pessoas a se expressar melhor, vencer a timidez e se tornar um gerador de oportunidades. Abraço e sucesso para vc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *