dicção

29 Formas De Como Melhorar A Dicção Rapidamente

29 Formas De Como Melhorar A Dicção Rapidamente |

Você não concorda que uma fala bonita, com boa dicção e voz agradável é como música para os ouvidos? Sim, diariamente milhões de pessoas escutam palestras, congressos, conversas e todo tipo de comunicação. Mas a pessoa que fala bem e sabe se expressar com boa dicção e clareza se destaca.

Gostaria também de melhorar sua dicção e ter melhores resultados? Pessoas que sabem se expressar e tem uma fala bem desenvolvida vendem mais, se saem melhor numa entrevista de emprego, garantem mais parcerias e assim por diante.

Portanto, não resta dúvida de que plantar uma boa dicção e melhorar a fala são passos fundamentais para se colher – a curto e longo prazo – excelentes resultados. Mas como melhorar a dicção rapidamente?

Existem alguns truques que podem acelerar isso. E eu quero te mostrar aqui. Este artigo é apenas uma fração do e-book completo: 29 Truques. Se quiser fazer o download gratis, clique aqui

Vamos começar explorando o conceito de uma boa dicção. Logo depois vou te entregar, sem enrolação, os 29 truques de como melhorar a dicção. Se aplicar hoje esses segredos você vai se expressar de modo mais eficaz e ter uma melhora significativa na sua fala.

Primeiro Passo: Entenda O Conceito Correto De Uma Boa Dicção

como melhorar dicção mulher feliz

Antes de te dizer o que é uma boa dicção, vou te dizer primeiro O QUE NÃO É UMA BOA DICÇÃO.

Ter uma boa dicção não é apenas ter uma voz bonita.Como assim?

Realmente, muitas pessoas acham que ter uma voz bonita é o segredo universal para se ter uma boa fala e dicção, mas isto não é verdade. A nossa voz é algo que nasce com a gente; não dá para trocar de voz.

Talvez você esteja pensando: “Ah, mas dá pra melhorar muito a voz com ajuda de um fonoaudiólogo e com exercícios de treinamento da voz…” Eu simplesmente concordo 100% com você.

Mas uma coisa é melhorar a voz que a pessoa já tem. Outra coisa é trocar de voz, o que seria impossível. Cada ser humano é único, dotado de características que o tornam distinto de todos os demais. E isso é maravilhoso! Já pensou se todos os homens tivessem a voz igual e idem para as mulheres?

Precisamos saber valorizar nossas diferenças! Portanto faço minhas as palavras do meu parceiro Ricardo Silva Voz, que uma vez me disse: “Não existe voz feia ou bonita. O que existe é uma voz mal colocada ou uma voz bem colocada.” Se quiser CONHECER MELHOR o trabalho do Ricardo, basta clicar aqui.

como melhorar a dicção com Ricardo Silva

 

É claro que uma voz com um timbre naturalmente agradável é uma excelente vantagem. Mas não se prenda a isso. Uma bela voz natural é como uma roupa bonita. Atrai mas não garante conteúdo.

Cada um deve se preocupar em explorar o melhor que sua voz tem a oferecer, mas reconhecendo que o conteúdo é o que as pessoas realmente querem receber.

Falar com extrema precisão também não significa uma boa dicção. Como assim? A extrema precisão significa falar de forma tão exata, que é como se estivéssemos ouvindo um robô falar. Você prefere falar com um robô ou com uma pessoa?

A pessoa que fala de forma exata demais pode passar a impressão de ser esnobe e afetada. A precisão excessiva fere a comunicação. É cortante. Acaba ferindo os ouvidos das pessoas. Como comparação, imagine-se manuseando um objeto metálico com vários cantos vivos. Machuca, não é?

Por isso podemos dizer que a precisão exagerada machuca a boa dicção. É como se ela ultrapassasse o necessário, fazendo com que as pessoas prestem mais atenção nas “quinas” da sua comunicação do que no conteúdo em si.

A linguagem escrita é mais quadrada porque, afinal, é escrita; a linguagem falada (com boa dicção) não precisa ser quadradinha. Entendeu?

#Mas Então O Que Significa Uma Fala Com Boa Dicção?

Após uma cuidadosa pesquisa, o dicionário online de português (https://www.dicio.com.br/diccao/) definiu “dicção” da seguinte forma:

  1. Maneira, modo de dizer, de pronunciar as palavras – articulação, pronunciação, pronúncia.
  2. Expressão, sentença, vocábulo ou reunião ordenada, de certos sons que expressam um pensamento.
  3. Arte ou modo de dizer no que se refere à estrutura e às escolhas das palavras certas e que objetivam uma comunicação eficiente – estilo.

Não precisamos acrescentar muito a essa definição.

Mas é importante compreender que a soma destes 3 significados é o que realmente compõe a nossa dicção. Trata-se de um conjunto de coisas. E, diga-se de passagem, como oradores e amantes da comunicação, esta essência de 3 pilares assume um significado especial para nós.

como melhorar a dicção

Agora que já entendemos com mais clareza o que é (e o que não é) o conceito certo da Dicção, vamos logo aos 29 truques para se expressar com ótima dicção a partir de agora!

Truque #1 de Como Melhorar A Dicção: Aprenda a Ler do Modo Correto

Boa parte das pessoas que não possuem uma boa dicção não aprendeu a ler bem. Infelizmente não tiveram um incentivo adequado. Cresceram sem ter gosto pela leitura. Mas este é um passo fundamental.

Se uma pessoa não lê bem, ela não se expressa bem. Não cria o hábito de aprender por meio da leitura. E se não aprende bem, como vai ensinar bem?

Mas não se desespere. Dá pra recuperar o tempo perdido, se este for o caso. Apartir de agora procure ler diariamente. Para melhorar ainda mais a dicção, leia em voz alta de improviso; uns 5 minutinhos por dia já ajuda bastante. Este é um ótimo exercício.

Mas não se contente em ler de qualquer jeito. Aprenda a ler grupos de palavras, respeite os sinais de pontuação e escrita. Se não conhece os sinais básicos, clique aqui (leia o subtítulo que fala sobre “citações”)

Técnicas De Oratória: Fale Pausadamente

Algo fundamental: Discipline-se ao ler; Se ler uma palavra errada, se corrija e leia novamente da forma certa. Em outras palavras, cultive uma leitura de alto padrão. Chega do basicão. Seja rigoroso(a)! Avance.

Este simples passo vai elevar sua dicção a outro nível de desempenho.

Truque #2 de Como Melhorar a Dicção: Abra a Boca o Suficiente

Muitas pessoas tem dificuldade de se expressar porque não abrem a boca o suficiente.

A partir de agora procure abrir um pouco mais a boca. Você vai perceber o resultado na mesma hora: uma fala mais clara, mais articulada e com maiores chances de se ter uma fala bem pronunciada.

Não precisa exagerar, claro. Mas não deixe seu maxilar rígido demais (duro e fechado). Essa tensão pode ser causada pelo nervosismo ou porque ninguém nunca te avisou. A boca fechada prejudica muito a passagem de ar.

Procure usar todos os músculos da face e relaxe o rosto e a garganta. Hoje mesmo observe-se no espelho falando e veja se você está abrindo a boca assim como um jornalista. Já percebeu que eles não vacilam nesta questão?

Truque #3 de Como Melhorar a Dicção: Use o Ritmo correto

Se você falar rápido demais, aumentará grandemente a possibilidade de tropeçar no que diz. Algumas pessoas foram criadas num lar em que a maioria falava rápido demais. Infelizmente, ás vezes levamos isso para a vida inteira.

Falar muito rápido não contribui para uma boa dicção. Talvez o ouvinte te entenda em algumas frases, mas em outras tenha que perguntar pro colega do lado: “O que foi que ele(a) disse mesmo?”

Procure falar um pouco mais devagar, caso tenha o hábito de falar muito rápido. Hoje mesmo você vai perceber uma boa melhora na sua dicção e sua comunicação ficará mais clara, bonita e compreensível.

Não deixe seus ouvintes comerem poeira. Pare, dê carona a eles e faça-os terem a viagem mais confortável possível pelo seu discurso.

Truque #4 de Como Melhorar a Dicção: Pare De Emendar Palavras Demais

Já ouviu alguém dizer que uma certa pessoa “come as palavras”? Comer as palavras é uma falha grave. Isso significa simplesmente não pronunciar todas as sílabas necessárias.

Ocorre quando emendamos demais as palavras. É verdade que uma linguagem natural causa algumas emendas em certas palavras. Mas alguns oradores abusam nas emendas, e fazem os ouvintes entenderam uma coisa, quando na realidade queria que eles entendessem outra.

A falta de disciplina nesse caso também faz com que a pessoa, com o tempo, pule as últimas letras ou sílabas das palavras. Portanto, cuidado para não emendar demais as palavras. Com o tempo, você “comerá” sílabas e letras das palavras.

Faça o devido contorno nas suas palavras, sem borrar uma nas outras. Isso sem dúvida melhorará sua fala – a partir de agora!

Truque #5 de Como Melhorar a Dicção: Tenha Uma Boa Postura

A má postura pode comprometer sua fala. Para resolver este problema, procure sempre manter a cabeça erguida e o queixo afastado do peito.

como melhorar a dicção

Como exercício, faça isso até mesmo ao caminhar. Mantenha a cabeça erguida também ao conversar com seus amigos. De brinde, isso lhe dará a postura de uma pessoa confiante.

Assim como uma mangueira dobrada impede o fluxo da água, o pescoço dobrado compromete a qualidade da voz e o fluxo suave das palavras.

Informação complementar: Cabeça baixa, além de prejudicar a pronúncia das palavras, passa a impressão de uma baixa estima. Cabeça erguida é relacionada a coisas positivas. Você quer ser positivo ou negativo? Então bora levantar essa cabeça!!!

Truque #6 de Como Melhorar a Dicção: Procure Relaxar

O controle emocional é fundamental para se expressar com dicção. Um orador tenso compromete sua fala de muitas maneiras. O nervosismo causa:

  • Confusão nas ideias
  • Deixa os maxilares rígidos
  • Gagueira
  • Titubeios (ou seja, tropeços na pronúncia e no raciocínio)
  • Tremedeira
  • Insegurança
  • Dor de cabeça ou de barriga
  • Entre muitos outros….

Para fugir de tudo isso e se expressar com uma boa dicção, devemos aprender a relaxar. Ou seja, ficar calmo, aliviar a tensão. Não é tão simples, mas o benefício compensa demais.

Para começar a relaxar ainda hoje, lembre-se do valor do que você tem a transmitir para as pessoas. Lembrar que você vai ajuda-las ajuda a tirar o foco de qualquer possível sintoma físico.

Procure chegar cedo ao local do evento. Isso também lhe dá tranquilidade, e acostumado com o ambiente.

Além disso, respire fundo algumas vezes antes de subir ao palco. Isto ajuda a diminuir as batedeiras do coração na hora de começar a se expressar.

 

Sorrir também é um ótimo remédio para quebrar a tensão. Procure ser bem humorado e positivo, mesmo que lá no fundo você tenha algum vestígio de negatividade.

Acima de tudo, prepare-se muito bem para desenvolver sua palestra. Essa é uma das coisas que mais lhe dará confiança para se expressar melhor.

Truque #7 de Como Melhorar a Dicção: Exercite Os Músculos Do Rosto

Preparar os músculos do rosto é muito útil pois melhora a articulação da fala. Algumas palavras tem pronúncias mais complexas, e a musculatura fria pode causar tropeços.

Para melhorar neste aspecto, alguns minutos antes de começar a falar experimente alongar os músculos do rosto por repetir alguns movimentos. Talvez possa sorrir ao extremo e depois contrair o rosto ao extremo. Como se estivesse abrindo bastante a boca para falar um grande “AAA” e depois um grande “UUU” (bico).

Alongue e relaxe várias vezes a musculatura da bochecha, por forçar os lábios para a direita e para a esquerda.

Como relaxamento dos lábios, pode fazer aquele clássico “Buh” (que fazemos para brincar com bebezinhos), só que com um pouco mais de pressão. Se você não sabe, basta encostar um lábio no outro e soprar com um pouco de força. Seus lábios vão trepidar rapidamente, dando até coceira no bigode.

Fazendo estes exercícios por uns 3 minutos já é possível perceber uma boa melhora na desenvoltura da musculatura facial. É como o alongamento do jogador de futebol antes de entrar em campo.

Como prática regular, também ajuda muito ter o hábito de ler em voz alta pelo menos 5 minutos por dia. Ao fazer isso, movimente mais exageradamente os músculos. O objetivo disto é que, quando voltar a falar normalmente, você perceba leveza e articulação clara na sua fala.

Truque #8 de Como Melhorar a Dicção: Respire

Está gostando das dicas? Deixe seu comentário abaixo e aguarde pela continuação deste artigo….

29 Formas De Como Melhorar A Dicção Rapidamente
5 (100%) 1 vote

Acho que Você vai Gostar destes Artigos Também....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *