Como Iniciar Uma Palestra em 5 Passos Básicos

Como Iniciar Uma Palestra em 5 Passos Fundamentais (Técnicas De Oratória: Faça Uma Boa Introdução)

Como dar um bom início na sua palestra? Em qualquer tipo de discurso, suas palavras iniciais são chamadas de “introdução”.

Antes de falar sobre isso, deixe-me perguntar: Você Já usou uma furadeira manual?  É bem provável que sim. Imagine que você deva furar com precisão para encaixar algo na parede. Quando você começa o furo com um alinhamento correto, qual é o resultado?

O furo segue alinhado até o final! Mas pense no oposto: se você começa o furo torto, dá pra arrumar? Bem, talvez dê… mas não é a mesma coisa. Esta comparação ilustra bem a importância de uma boa introdução nos seus discursos.

A imagem mostra um homem furando a parede. O que isso tem a ver com como iniciar uma palestra?

Quando se começa bem, a tendência é ir bem até o final. Vamos então responder algumas dúvidas sobre este importante aspecto da oratória: uma boa introdução; você vai aprender neste artigo como iniciar uma palestra de maneira eficaz, usando 5 passos fundamentais.

O Que É Uma Boa Introdução?

A introdução serve para preparar a mente dos ouvintes. Como o nome diz, é o início da palestra, suas frases iniciais. O que se diz no começo é muito importante, pois:

  • Pode capturar a atenção dos ouvintes
  • Prepara a mente para o conteúdo da palestra
  • Dá autoridade e credibilidade para o palestrante
  • Aguça a vontade de ouvir o discurso até o fim
  • Define o método de apresentação que será usado

Uma boa introdução é aquela que atinge estes objetivos. A introdução pode ser o diferencial necessário para o sucesso da palestra inteira. Portanto vale a pena caprichar nas suas primeiras frases. Veja em detalhes agora como iniciar uma palestra passo-a-passo.

Como iniciar uma Palestra 1#: Capture a Atenção Dos Ouvintes Logo Na Introdução

O uso de “frases fortes” logo no início da palestra é muito bom. Frases de impacto tendem a chocar (no bom sentido) os ouvintes, criando expectativa e curiosidade.

#Você Está Usando Frases Fortes E Bem Elaboradas Para Fisgar A Atenção Dos Ouvintes?

Uma boa opção é dizer coisas que, aparentemente, não tem nada a ver com o seu tema. Assim, você usa o benefício da introdução para capturar a atenção das pessoas, e logo a seguir começa o assunto propriamente dito. Mas não se deve demorar muito para chegar no assunto principal.

Como exemplo, repare na introdução deste artigo. Quem diria que iríamos conversar sobre parede e furadeira? Mas não demorou muito para chegar ao verdadeiro assunto. Foi apenas uma preparação. Um modo de provocar sua curiosidade e fazer você ler até aqui. 

O mesmo pode ser feito em discursos.

Mas existem outros caminhos de como iniciar uma palestra de modo eficiente:

  • Levantar uma série de perguntas que estimulam o raciocínio;
  • Contar uma história (breve história);
  • Fazer uma analogia
  • Contar curiosidades sobre o tema
  • Mencionar benefícios de se ouvir a palestra até o fim

Experimente e descubra vários meios diferentes. Combine métodos de introdução e perceba qual te deixa mais à vontade para falar com confiança.

Como Iniciar Uma Palestra #2: Prepare A Mente Dos Ouvintes Na Introdução

Para fazer isto, é necessário incluir detalhes do que será analisado. O que o seu tema propõe? Procure incluir na introdução alguns destes detalhes.

O uso de perguntas também funciona bem. Você pode sugerir questões, e tais questões serão respondidas no corpo do discurso. Em outras palavras dê uma palhinha do que os ouvintes verão.

Como iniciar uma palestra? A imagem mostra um homem preparando o terreno. Tambem devemos preparar o terreno na cabeça dos ouvintes

#Prepare O Terreno Para Plantar Ideias Na Mente Dos Seus Ouvintes!

Destaque alguns pontos altos da palestra, mas não os aborde ainda.

Faça como um trailer de um filme. O trailer de um filme é curto, mas ele mostra “flashs” do filme inteiro. Um trailer bem elaborado é eletrizante. Causa intensa vontade de assistir o filme. Faça o mesmo com suas introduções.

Como Iniciar Uma Palestra #3: Conquiste Autoridade E Credibilidade Na Introdução

As palavras iniciais podem te dar autoridade e credibilidade. Mas como fazer isso?

Os ouvintes devem perceber que você domina o assunto, logo na introdução. Consiga isso por falar com convicção, sem gaguejos. Mantenha um bom contato visual. Sorria, se o seu tema permitir isto.

A boa execução destas palavras inicias vão causar impacto. A plateia vai pensar: “Caramba, este fulano sabe o que está dizendo”. A tendência é eles prestarem bastante atenção ao longo da palestra.

Muitos oradores gostam de decorar sua introdução. Este é um bom método. Pois se você tropeçar em alguma colocação no meio do discurso, ela não será tão percebida quanto na introdução.

A introdução é a vitrine transparente do seu discurso. Depois que você conquistou seus ouvintes por meio do excelente início, falhas menores ao longo do discurso nem serão levadas em conta.

Mas é claro: Para que a autoridade e credibilidade sejam mantidas, o corpo do discurso deve estar à altura.

Como Iniciar Uma Palestra #4: Aguçar O Interesse Da Plateia Até O Fim Por Meio Da Introdução

Aplicando todas as dicas anteriores, automaticamente você vai aguçar o interesse do público. Mas adicionalmente você pode praticar a técnica do benefício.

  • Qual o benefício de ouvir esta palestra?
  • O que ela me acrescenta?
  • Se eu praticar o que aprendi, quais benefícios vou colher?

É uma ótima opção incluir um ou mais destes benefícios também na introdução. Mesmo que você aborde mais detalhadamente o assunto depois, o benefício mencionado servirá de estímulo.

#Frases Iniciais Bem Escolhidas São Um Aperitivo Que Provoca O Apetite

É tipo um “suborno do bem”. Digo-te algo bom, em troca você me ouve até o fim para saber mais.

Outra vantagem de apresentar um benefício é que normalmente ele toca em alguma dor dos presentes. Ele quer muito a cura da sua dor ou problema. Então, procure conhecer as dores do seu público, e toque nelas de alguma forma logo no início da palestra. As pessoas terão um motivo a mais para te ouvir com atenção.

Como Iniciar Uma Palestra #5: Mencione Na Introdução Qual Método De Apresentação Será Usado

O ser humano gosta de saber como será conduzido.

Por exemplo, pense numa situação em que você vai acompanhar um guia turístico. É legal quando ele diz o que vai rolar e qual método seguirão. “Assistiremos um vídeo da cidade aqui”. “Faremos uma trilha por ali”. “Daremos uma volta de barco por lá”. “Faremos passeio de teleférico”, e assim por diante.

Repare nos termos: Vídeo, trilha (ou seja, a pé), barco, teleférico. O que há em comum entre eles? Definem métodos! O mesmo conceito pode ser usado em discursos.

Quantas etapas tem seu discurso? Vai usar Slides? Apresentar um vídeo? Contar uma história? História da vida real ou história fictícia? Vai entrevistar alguém? Algum outro método?

Em geral, os ouvintes gostam de saber quais métodos você usará. Mas cuidado para não revelar muita coisa na introdução. Fale o suficiente para deixá-los curiosos.

Vale a Pena Caprichar Na Sua Introdução

Não encare a introdução como algo qualquer. Ela será uma poderosa aliada na sua comunicação/oratória.

como iniciar uma palestra - vale a pena caprichar

Uma boa introdução é cativante. Ela é a isca pra você fisgar o peixe.

Alguns oradores gostam de preparar sua introdução depois de preparar todo o corpo da palestra. A vantagem de fazer isto é que, sabe plenamente o que vai dizer, você prepara a introdução de acordo.

Mas isso não é regra. Você é quem decide. Capriche na introdução, e você dará palestras irresistíveis.

Gostou do Artigo? Seu retorno é fundamental. Por gentileza, Escreva abaixo suas críticas e sugestões.

 

Como Iniciar Uma Palestra em 5 Passos Básicos
5 (100%) 1 vote

Acho que Você vai Gostar destes Artigos Também....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *