Como Falar em Público? Descubra 3 Segredos Para Se Falar Bem!

Como Falar Em Público? 3 Segredos Para Se Falar Bem* |

(*Dica: Veja também este artigo em vídeo… É um video publicado no youtube, pertencente ao canal do OradorNinja)

Muitos passam a vida inteira querendo melhorar sua comunicação. Falar bem é realmente uma arte. No entanto, são aqueles que praticam os mais simples conceitos que se destacam.

Vamos conversar um pouco sobre estes conceitos. Coloque em prática na sua próxima oportunidade de palestrar. Depois, pergunte a um parceiro se ele percebeu diferença no seu modo de falar.

Como Falar Em Publico | ebook gratis, pegue o seu!

Como Falar Em Público #Segredo 1: Seja Simples

Alguns dizem que pra falar bem tem que falar difícil. Isto definitivamente não é verdade. Justamente o oposto é o mais indicado. Falar de modo simples é um dos grandes segredos para se falar bem.

Pense no seguinte: Qual é o objetivo de sua comunicação? Não seria fazer com que outros entendam o que você tem a dizer? Mas caso você use termos complicados, estaria ajudando ou atrapalhando o entendimento?

Qualquer obstáculo em um caminho atrapalha a chegada ao destino final. Por menor que seja o obstáculo, ele deve ser removido, se possível. E, falando-se de comunicação, termos desconhecidos são um obstáculo ao entendimento.

Mas será que nunca devo falar palavras pouco usadas? Claro que não. Você pode sim usar termos estranhos de vez em quando. Alguns podem até enriquecer seu conteúdo, quando bem usados. Mas, um detalhe que não deve ser esquecido: Explique o que ele significa.

Faça um teste: Uma criança entenderia o que está dizendo? Se a resposta for positiva, você terá atingido um dos pilares de como falar em público.

Como Falar Em Público #Segredo 2: Seja Pessoal

Todo ser humano gosta de ser levado em conta. Nenhum ser humano gosta de ser ignorado. Mas o que isto tem a ver com a arte de como falar em público?

Falar Bem - A imagem mostra uma jovem sorrindo, palestrando

Às vezes, estamos tão preocupados com a impressão que vamos passar, que ignoramos o lado pessoal da nossa audiência.

Quero dizer, talvez tratemos as pessoas somente como “grupo”. Mas o seu caro ouvinte quer ser encarado como pessoa e não apenas como grupo.

Podemos ser pessoais de várias formas. Vamos citar algumas.

1 – Converse naturalmente

Não use um tom de voz que não seja o seu realmente. Não use uma linguagem que não seja a sua realmente. Não grite.

Quando conversamos com uma pessoa em nossa frente, usamos um volume agradável. Por que iríamos gritar ao falar em público, se temos um microfone justamente para que as pessoas escutem?

Às vezes precisamos aumentar o volume, é verdade. Mas fazemos isso ocasionalmente, para destacar algum ponto-chave da palestra. Falar um pouco mais alto em momentos específicos é muito diferente de gritar. Prefira a primeira opção!

Se não tivermos um microfone à disposição, devemos sim elevar o volume. Mas faremos apenas o necessário, sem berrar.

2 – Fale como se estivesse falando para apenas uma pessoa

Isto é algo simples, mas muito esquecido. Falar com uma multidão é o mesmo que falar a uma só pessoa. Sim, não importa se estamos palestrando num congresso, nossa forma de falar deve ser pessoal. A diferença é que várias pessoas estão juntas, mas o que importa é que cada par de ouvidos pertence a uma só pessoa.

Quando você e eu conseguimos este nível de comunicação, não tenha dúvida de que as pessoas se sentirão atraídas ao conteúdo, pela forma de se falar com elas. É importante reconhecer que dentre os seus ouvintes existem grupos distintos. Porém, é importante tratar cada grupo como uma só pessoa também.

Relembrando: O conceito de uma boa palestra não é: “Eu e este Monte de Gente.” O correto conceito seria: “Eu e Você”.

3 – Adapte a matéria da palestra para a realidade dos seus ouvintes

Quantos tipos de pessoa existem na sua plateia? Reserve algum tempo para falar de assuntos do interesse de cada tipo de pessoa. Dentro de um mesmo tema, podem existir enfoques diferentes.

Falar Bem - A imagem mostra pessoas satisfeitas aplaudindo

Suponha que você vá palestrar sobre finanças. Talvez você possa aplicar sua matéria aos grupos, ou tipos de pessoas. Por exemplo, tem um grupo de ricos? Um de pobres? Um de pobres começando a ficar ricos? Um de ricos começando a perder dinheiro?

Imagine que em um determinado momento da palestra você consiga tocar em cada um destes grupos. Seria incrível! Apesar de a plateia ser uma só, você estaria tratando da realidade de diferentes tipos de ouvintes. Nenhum grupo sairia da palestra pensando: “Perdi meu tempo; nada serviu pra mim.”

Você até pode dar mais atenção a um grupo do que outro. Mas não se esqueça completamente dos demais.

Vale relembrar: mesmo aplicando o assunto de prismas diferentes, o modo mais belo de se comunicar é: “Eu e Você”.

Falar Bem #Segredo 3: Surpreenda

Por mais que você fale de um assunto conhecido, é bom ter uma carta na manga. Faça uma boa pesquisa. O objetivo desta pesquisa é agregar novidades relevantes.

Como Falar em Publico - A imagem mostra uma mulher surpresa

Surpreenda seus ouvintes com um conteúdo inovador!

Um discurso sem nada novo logo perde o significado. Portanto, surpreenda. Diga algo que deixe a pessoa pensando: “Puxa, Nunca Ouvi Isto”. Ou talvez explique o assunto de uma forma que nunca algum deles ouviu.

Como falar em publico - baixe ebook gratis aqui

Uma palavra de cautela: Não sobrecarregue seu discurso com detalhes desnecessários só pra chamar atenção. Ao mesmo tempo que o discurso deve ser inovador, ele deve continuar claro.

Para ilustrar: Seu discurso é como uma avenida principal que deve chegar a algum lugar. Tem lojas lindas para você ver no caminho. Mas se você parar para olhar cada loja, você não termina de percorrer a avenida. Ou seja, implemente brilhos de novidades na palestra, mas não se perca nelas. O objetivo é chegar no fim da avenida ou se distrair dentro das lojas?

Então, Como Falar em Publico? Vamos Recapitular os 3 Segredos Para Se Falar Bem

1) Seja simples.

2) Seja pessoal.

3) Surpreenda.

É claro que estes não são os únicos segredos de como falar em público! Continue acompanhando este blog e, aos poucos, você vai conhecer todos os outros grandes segredos usados pelos melhores palestrantes.

Depois de sua próxima palestra, o que acha de me contar como se saiu? Vou amar ler e responder o seu comentário abaixo, não seja tímido.

Este post foi atualizado e revisado em: 30 de Outubro de 2017. Curta nossa página do facebook -> OratoriaNinja.
Como Falar em Público? Descubra 3 Segredos Para Se Falar Bem!
5 (100%) 1 vote

Acho que Você vai Gostar destes Artigos Também....

Um comentário sobre “Como Falar em Público? Descubra 3 Segredos Para Se Falar Bem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *