Como Falar Bem Em Público?

Como Falar Bem Em Público? | 

Se você encontrou este artigo, talvez você esteja se preparando para fazer uma apresentação em público.

Você tem medo de falar em público? O medo de se falar em público é muito mais comum do que imaginamos. Tem gente que não tem tanto medo, apenas gostaria muito de se sair melhor. Alguns trincam de tanta ansiedade.

Mas hoje tenho uma boa notícia pra você: É possível falar bem em público. Sim, mesmo uma pessoa com pouca experiência pode se sair bem, desde que saiba o que lhe aguarda e tenha umas cartas na manga. E se você já tem alguma experiência, saiba que ainda pode melhorar muito.

Você vai tirar de letra sua próxima apresentação se continuar lendo este artigo. No final, não esqueça de me contar o que achou, combinado?

Como Falar Bem Em Público: Tenha Um Conceito Correto Sobre As Pessoas

O medo e ansiedade na realidade é bom. O que?! Bom, Significa que eu e você queremos uma aceitação das pessoas.

Pois é, os humanos por natureza querem aprovação; querem amigos. E pensar que uma má apresentação pode nos separar das pessoas é um dos fatores que causa ansiedade. Temos um medo inconsciente de que nossas idéias não sejam bem aceitas.

Para curar este mal, é importante lembrar-se de algumas coisas:

Sua Plateia Não É Um Bicho De Sete Cabeças

São pessoas. E se você foi colocado para palestrar a elas (ou seja, conversar com elas) é porque você tem algo a oferecer. Você tem interesses em comum. Olhando por este lado, elas são suas amigas!

como falar bem em publico - goste das pessoas

Toda Vez Que Você For Se Apresentar Em Público Haverá Algum Nervosismo

É verdade, o nervosismo vai nos acompanhar sempre, em alguma medida. Mas quando você se lembrar de que você tem algo bom para transmitir, isto vai aliviar sua tensão. Você passará a controlar a ansiedade e não deixar que ela controle você.

A Experiência Na Comunicação Vai Te Ajudar A Amenizar Os Sintomas

Quanto mais experiência, menos a ansiedade te afetará na hora de falar. Portanto, procure aproveitar as oportunidades para falar em público e curta o momento. Mas a experiência não é tudo. Sobretudo, GOSTE das pessoas.

Como Falar Bem Em Público: Prepare-se Muito Bem

Um grande segredo para se falar bem em público é estar bem preparado. Procure realmente ter domínio do assunto que você vai palestrar. Quando a assistência percebe que você não domina o assunto, você perde credibilidade. Por consequência, não prende a atenção das pessoas.

Mesmo quando você não for falar sobre todas as coisas que você preparou , é bom ter uma  bagagem. Veja o discurso como a ponta de um iceberg. O orador mostra apenas a ponta do que sabe, no sentido de que sua base de conhecimento é ampla e bem alicerçada.

Mas, evidentemente, não há tempo nem condições de se mostrar tudo que sabe. Se fizermos isso, o discurso poderá ser uma sobrecarga mental, ao invés de ser a solução que seus ouvintes precisam.

A preparação também lhe dá convicção. Às vezes conhecemos bem o assunto, mas não nos preparamos para falar sobre ele. Isto pode gerar insegurança. Mas a força do conhecimento provém de uma mente bem preparada.

Também é bom saber improvisar, mas este é outro departamento. Falaremos disso em outro artigo, ok?

Além disso, se houver algum detalhe essencial da palestra, mas que já faz certo tempo que você não trata do assunto, atualize sua pesquisa.

Já pensou: você passando com toda convicção uma informação desatualizada? Não pega bem… Também tome cuidado com estatísticas. Alguns dados mudam de uma semana para a outra.

como falar bem em público - refine sua pesquisa

Detalhe importante: É na preparação que você separa o relevante do desnecessário. Nem tudo que é interessante é necessário. Portanto, aproveite a ocasião da preparação para separar exatamente quais ideias principais deseja transmitir. Isto é especialmente importante quando você tem relativamente pouco tempo para se apresentar.

Como Falar Bem Em Público: Apegue-se Às Ideias; Não Se Apegue Às Palavras

É verdade: temos uma tendência muito grande de se preocupar com as palavras. Queremos que a apresentação fique nos trinques, então esboçamos palavra por palavra o que queremos dizer. Mas é aí que mora o perigo.

Quando escrevemos palavra por palavra do que queremos dizer, vamos nos prender a isto. Palestrar é conversar, não ler. Seus ouvintes querem um conteúdo pessoal, conversante. Qual é o segredo então?

Esboço – Aprenda A Elaborá-lo Do Modo Certo

Usar esboço é uma prática milenar.

Se for falar com base num esboço, anote apenas as ideias que te servirão de lembrete. Então, ao bater os olhos naquela frase, você se lembrará do que dizer. Use seu próprio vocabulário para compor as informações do discurso em tempo real.

Repetindo: Você não deve ler o esboço; deve bater os olhos nele e se lembrar do que deve falar.

Quando conversamos com um amigo, será que tiramos um papel do bolso e lemos na frente dele? É claro que a leitura é algo fundamental. Mas na hora de conversar, ela não é a coisa mais indicada. As palavras devem vir da mente e do coração, não do papel.

oratória - exemplo de esboço

Elabore Seu Esboço Da Maneira Certa – Conforme Este Da Direita!

É totalmente aceitável usar um esboço. Ninguém tem memória infalível. Todos nós estamos sujeitos ao esquecimento. Mas quando nos prendemos muito ao papel, o discurso não fica gostoso de ouvir. O contato visual será limitado. Não estaremos realmente conectados.

Como Falar Bem Em Público: Treine Em Voz Alta

Agora a pouco falamos sobre não se apegar às palavras. Seguindo esta linha, você nunca vai fazer um discurso idêntico, certo? Portanto, o objetivo de se treinar em voz alta é realmente repassar várias vezes as ideias na mente. Falando em voz alta, a fixação é muito melhor.

“A repetição é a mãe do aprendizado”, diz o Dr. Lair Ribeiro, um conceituado palestrante.

como falar bem em publico - treine

#Se O Treino Pode Alavancar Seu Desempenho, Por Que Não Fazer?

Pode ser no espelho se preferir. Não tenha vergonha; este é um passo muito importante. Ajudará você a perceber quais pontos ainda merecem alguma atenção; sua precisão ao transmitir suas ideias será muito melhor; você ficará confiante.

Não use este momento para decorar as palavras. Use para avaliar seu desempenho antes da apresentação final. Não se preocupe; aproveite para tropeçar, gaguejar e ria bastante dos seus erros. O treino deve ser relax. Alguns gostam de ensaiar em frente ao espelho.

Definitivamente, este passo será uma divisão de águas do seu desempenho.

Dica matadora: Grave seu treino. Hoje, praticamente todo celular pode filmar ou gravar áudios de qualidade. É muito esquisito ouvir nossa própria voz, mas o beneficio mais do que compensa. Ouça e veja com atenção. Daí, faça uma avaliação crítica dum ponto de vista de ouvinte.

Tipo assim: Se eu fosse o ouvinte, esta palestra seria boa pra mim? Fraca? Procure fazer as correções necessárias!

Conclusão

Neste artigo, consideramos 4 técnicas fundamentais de como falar bem em público. Você também tem a opção de assistir a este artigo em vídeo, basta clicar aqui. Vamos recapitular?

  • Tenha um conceito correto sobre as pessoas
  • Prepare-se muito bem
  • Apegue-se a ideias; Não se apegue às palavras
  • Treine em voz alta
  • Continue lendo os artigos deste blog

Este artigo te entregou, sem enrolação, sementes que realmente produzem bons frutos. Plante-as quantas vezes quiser e me conte quais foram os bons frutos que você colheu. Sua próxima apresentação será brilhante!

Deixe Sua Colaboração Abaixo, COMENTE!

Como Falar Bem Em Público?
5 (100%) 1 vote

Acho que Você vai Gostar destes Artigos Também....

Um comentário sobre “Como Falar Bem Em Público?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *