4 Erros Comuns Ao Se Falar Em Público

4 Erros Comuns Ao Se Falar Em Público |

Com a experiência, conseguimos corrigir certos erros na vida. Mas não é bom quando recebemos de forma adiantada algum alerta? O objetivo deste artigo é exatamente este: Mostrar a você erros comuns ao se falar em publico.

Preste atenção aos 4 problemas a seguir. Assim, você terá condições de corrigir estes erros antes que lhe deem muito trabalho. No fim do artigo, quero saber sua opinião.

1º Erro Comum Ao Se Falar Em Público: Falar Muito Alto

Quando você ouve alguém falando alto, o que lhe passa à mente? Várias coisas, não é? Coisas negativas ou positivas?

A maioria de nós associa o alto volume a coisas negativas. Discussões, insegurança, medo, ira, abuso de autoridade, irritação – só para citar alguns. Por isso, este é um erro a ser evitado ao se falar em público.

Vários fatores levam uma pessoa a falar alto demais: genética, criação, problema auditivo, personalidade… Talvez a pessoa cresceu em um ambiente em que a maioria das pessoas falavam alto demais. Ou ainda, pode ser uma pessoa muito ansiosa. Nesse caso, o aumento de volume pode ser um “extravase” inconsciente de sua tensão.

para falar em publico, evite o volume excessivo

Mas, de qualquer forma, falar alto demais pode ser muito incômodo aos ouvintes.

Como resolver isto?

Aprenda a usar o microfone, quando for o caso. Normalmente, deve-se dar um espaço de 10 a 15 cm entre a boca e o microfone.

Se possível, conheça a potencia do equipamento antes de dar o discurso. Talvez um operador do sistema possa configurar melhor o som de acordo com sua voz.

Se você já possui a tendência de falar alto demais, peça que alguém lhe corrija no dia-a-dia, sempre que estiver falando alto demais.

Mas caso o volume alto seja algo de sua personalidade, a melhora neste sentido começa na sua mente. Procure se tornar uma pessoa mais zen. Em breve, seu empenho pela calma se refletirá no volume de sua voz. Tenha paciência – é possível!

Detalhe: aumentos conscientes de volume podem ser extremamente necessários. Na verdade, o aumento de volume é uma técnica de oratória. Mas deve ser usado na medida certa, nos momentos certos.

O volume alto durante toda a palestra pode ser esmagador. Falaremos mais sobre isso em outro artigo, ok?

2º Erro Comum Ao Se Falar Em Público: Falta De Respeito

É isso mesmo que você acabou de ler.

evite a falta de respeito ao falar em publicoAlguns oradores não tem o devido respeito pelo seu público e esta é uma falha grave.

Demonstram isso por falar termos ultrajantes, ou seja, impróprios.

Também possuem um jeito de falar (com ar de superioridade) como se só ele dominasse o assunto. A plateia se sente ignorante e desconfortável.

Lembre-se de que somos todos seres humanos. Estar em cima de um palco para palestrar não nos torna superiores às pessoas. Estamos ali no alto apenas para sermos vistos com mais facilidade. Podemos sim ser reconhecidos como autoridade. Mas, como pessoas, não temos o direito de nos julgar superiores. Subimos ao palco por elas e para elas.

Para resolver isto, pense que o discurso é uma viagem que você faz junto com a plateia. Você é o condutor da viagem, mas no fim, estamos no mesmo barco. Procure abordar a matéria de forma a não se excluir daquele grupo; evite passar a impressão de que você não é como eles.

Além disso, evite falar coisas que ofendem. Principalmente quando na sua assistência tem pessoas que se ofenderiam com o que disse! Evite também o sarcasmo. Fale com respeito. Evite piadinhas de mal gosto. Tenha tato.

3º Erro Comum Ao Se Falar Em Público: Ultrapassar o Tempo Concedido

Este erro deve ser especialmente evitado caso você participe num evento. Vários palestrantes, cada um tem seu tempo determinado – é preciso fazer a nossa parte.

evite matar o tempo ao falar em publico

Matar o tempo pode resultar num efeito dominó. O evento vai terminar depois do horário programado. Ou talvez os últimos oradores fiquem encurralados com pouco tempo no final.

O que faz alguém passar do tempo?

  • Excesso de informações.
  • Falta de preparação.
  • Falta de ensaio.
  • organização de ideias.
  • Rodeios desnecessários.
  • Enfim, vários fatores.

Como corrigir?

Ter a consciência de que o tempo deve ser respeitado é um bom começo. Se o tempo de sua palestra for 20 minutos, ponha na sua cabeça que você tem 18. Se seu tempo for 1 hora, pense que você tem 55 minutos. Esta é uma das formas.

Algo importante é evitar o excesso de matéria. Seja objetivo e organize bem suas ideias. Isto lhe poupará de ser redundante (ou seja, repetir frases que significam a mesma coisa). Evitará também rodeios.

Além dessas coisas, procure fazer ensaios. Nos ensaios, você aproveita para cronometrar seu tempo. Dica matadora!

4º Erro Comum Ao Se Falar Em Público: Excesso De Autoconfiança

Preste bastante atenção neste subtítulo. Excesso de autoconfiança. A autoconfiança não é o problema; na verdade, é importante confiar em si mesmo. O problema é o excesso.

evite o erro da autoconfiança ao falar em publico

Quais problemas o excesso de autoconfiança pode me trazer?

Diversos. Dentre eles, a falta de preparação. É fundamental, antes de qualquer apresentação, fazer uma preparação detalhada. Você não quer entregar aos seus ouvintes qualquer coisa. Quer entregar um conteúdo de qualidade, não é mesmo?

Por isso, o excesso de autoconfiança pode se tornar um problema. Talvez, por causa disso, o orador não leve nenhum esboço. E se der um branco na hora “h”? Mesmo quando exercitamos o uso de esboço mental, pode acontecer algum esquecimento. Mas daí será tarde, ocorrerão gaguejos e tropeços que queimam o filme do orador.

E se tais coisas ocorrerem, a pressão da situação fará com que fique nervoso. E o nervosismo traz outros sintomas. Portanto, mesmo que já tenha certa experiência, seja cauteloso. Tenha um ponto de vista humilde a respeito de si mesmo.

Para ilustrar, pense naquele motorista bem veterano. A bagagem de experiência traz um orgulho saudável. Mas, se este sentimento se tornar excesso de autoconfiança, logo ele terá problemas. Pode bater o carro, frustrando uma viagem, ou até machucar algum parente – ou a si mesmo.

Não concorda que, mesmo sendo experiente, certos procedimentos não devem ser ignorados? O mesmo se dá ao falar em público. Principalmente se você estiver determinado a ser um orador bem reconhecido.

Será Que Você Comete Esses Erros?

Você descobrirá outros pontos perigosos em outros artigos. Por enquanto, lembre-se das 4 armadilhas que analisamos aqui.

  • Falar alto demais
  • Falta de Respeito
  • Ignorar o limite de tempo
  • Ter excesso de autoconfiança

Não se desespere caso esteja cometendo algum destes erros. Fique tranquilo; não é tão difícil contornar essas tendências. Aqui no oradorninja.com você encontra dicas práticas.

Se este artigo te ajudou a enxergar melhor esses erros, por favor deixe-me o seu comentário abaixo.

Sua participação vai fechar o artigo com chave de ouro.

4 Erros Comuns Ao Se Falar Em Público
5 (100%) 1 vote

Acho que Você vai Gostar destes Artigos Também....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *