dicção respire

29 Truques Da Fala Para Se Expressar Com Ótima Dicção A Partir De Agora – Parte 2

29 Truques Da Fala Para Se Expressar Com Ótima Dicção A Partir De Agora – Parte 2

No último artigo desta série analisamos os 7 primeiros truques da fala. São métodos simples e fáceis para qualquer pessoa melhorar a dicção. Além disso, abordamos a definição correta do que é uma boa dicção.

Sem enrolação, continue lendo abaixo sobre o truque número 8 e outros. Desde já agradeço se você puder postar seus comentários no final.

Truque #8 Para Se Expressar Com Ótima Dicção: Respire!

A respiração tem um papel importantíssimo na fala. Sem ar, é impossível conversar, pois a vibração nas cordas vocais depende dele.

Respirar de modo ofegante prejudica a qualidade da fala. Por isso, respirar fundo e de modo calmo ajuda a ter uma boa dicção.

Para ficar mais calmo, respirar fundo algumas vezes (um pouco antes de começar a se expressar) também ajuda. Além disso, é fundamental falar pausadamente. Sem pausas, a pessoa não tem tempo nem pra respirar direito, prejudicando assim sua fluência na conversação.

Se você tem algum problema respiratório, pratique natação. Muitas pessoas com dificuldades nesse sentido relatam significativa melhora por praticar este esporte. Além de ser um esporte excelente para a saúde em geral, claro!

Truque #9 Para Se Expressar Com Ótima Dicção: Pense Antes De Falar

Sem dúvida você já ouviu o ditado: “A pressa é inimiga da perfeição”. E, no que diz respeito a dicção, isto também é verdade. A pessoa apressada fala de forma atropelada, e está sujeita a uma palestra ineficaz.

Para cortar este mal pela raiz, muitas pessoas começam a aprender conversar mais calmamente no seu dia-a-dia. Sim, pensar antes de falar pode melhorar sua capacidade de expressão, entre outros benefícios:

  • Contribui para a clareza das suas palavras
  • As ideias saem organizadas
  • Ameniza gaguejos e tropeços

Acostume-se a imaginar como a informação está sendo recebida. Tem pessoas que se parecem com uma metralhadora falando. Qual o resultado? Os ouvintes são fuzilados com ideias desconexas. Ninguém merece.  🙁

Pensar antes de falar embeleza a sua oratória.

Truque #10 Para Se Expressar Com Ótima Dicção: Mantenha A Língua Afastada Dos Dentes

Um probleminha comum é o de cecear. Sabe o que é isso? Cecear é produzir um chiado enquanto fala. Este ruído normalmente procede do fato de a língua entrar em contato com os dentes.

Ocorre principalmente em palavras cujas sílabas possuem algum som de “ss”; ou seja, palavras que possuem “s” com som de “ss” ou terminem com “s” ou “z” ou “x” e, igualmente, a pronúncia é “ss”.

Para amenizar este problema basta manter a língua afastada dos dentes ao se expressar. Este esforço deve ser feito principalmente nas palavras que possuem algum som de “ss”. Outra dica matadora é articular as palavras mais claramente, com uma abertura maior da boca. Estes dois passos normalmente trazem melhoras significativas.

Outra sugestão que você pode aplicar hoje mesmo é conhecer sinônimos de palavras que você tem mais dificuldade para articular. Daí, procure substituir essas palavras com sons de “ss” por outras com o mesmo significado.

#Procure Articular Mais (Abrir A Boca) E Manter A Língua Afastada dos Dentes

Com o tempo, você saberá inúmeros sinônimos e só usará palavras arriscadas quando não tiver jeito mesmo. Mas é claro, não evite palestrar só por que tem alguma dificuldade em pronunciar certas palavras. Lembre-se de que o que realmente conecta as pessoas é seu conteúdo e seu carisma.

Fique tranquilo: Aplicando as sugestões acima, as pessoas praticamente não perceberão pequenas imperfeições na pronúncia de alguma palavra. Talvez até percebam, mas isso será irrelevante perto da sua maestria.

Truque #11 Para Se Expressar Com Ótima Dicção: Respeite a Sílaba Tônica

Sabe o que é sílaba tônica? É a sílaba com som mais forte em uma palavra. No nosso idioma, normalmente os sinais de acentuação das palavras já revelam qual sílaba é a tônica. Nas que não são acentuadas, é preciso conhecer o idioma e/ou saber usar um dicionário.

Portanto, ao conversar procure sempre respeitar a correta pronúncia das palavras por saber qual é a sílaba tônica. Novamente destaco aqui o benefício da leitura. Quem lê bastante se desenvolve muito mais neste sentido.

Vou citar o exemplo de uma palavra que muita gente fala errado: Intuito.

A separação de sílabas é a seguinte: in-tui-to. A sílaba tônica é “tui”. Logo, quem conhece a pronúncia, fala corretamente, dizendo o “tui” com um pouco mais de força. Eu já ouvi várias pessoas falarem: “in-tu-í-to”, como se tivesse um acento no segundo “i”. Mas não tem. A pronúncia intuíto está errada.

Por isso é importante conhecer e respeitar as sílabas tônicas para se expressar com bela dicção.

Truque #12 Para Se Expressar Com Ótima Dicção: Informe-se Sobre A Pronuncia De Palavras Desconhecidas ou De Outro Idioma

Quando é preciso usar uma palavra desconhecida, ou pouco usada, é bom se certificar de qual é a pronúncia correta – e atual. Algumas palavras antigas sofreram alterações com o passar do tempo, e é dever do orador estar ciente do uso atualizado daquela palavra.

O mesmo se dá com palavras de outra língua. Ocasionalmente o palestrante talvez precise usar palavras de idiomas que ele não sabe falar. Portanto, para não fazer feio, o orador deve pelo menos perguntar para alguém que sabe: “Qual a pronúncia desta palavra?”

IMPORTANTE: Não tenha vergonha de perguntar para alguém; feio mesmo é você ficar uma palestra inteira falando errado certa palavra por que não conhece sua pronúncia.

Uma palavra inglesa que é muita usada no brasil é “copyright”. Já pensou você falando com sua audiência o tempo inteiro “KOPIRRÍJIT” pra lá, e “KOPIRRÍJIT” pra cá… com certeza você ia queimar seu filme (rss).

Cada idioma tem regras diferentes. O mínimo que orador deve saber é pronunciar corretamente as palavras que ele vai usar naquele dia.

Truque #13 Para Se Expressar Com Ótima Dicção: Evite Usar Palavras Que Ninguém Conhece

Por evitar palavras que ninguém conhece você garante três coisas boas:

  • Um Bom Entendimento Para Seu Conteúdo
  • Clareza Na Transmissão de Ideias
  • Evita Tropeços e Vaciladas Desnecessárias

Agora a pouco falamos da definição de dicção. Lembra-se do terceiro aspecto de uma boa dicção?

“Arte ou modo de dizer no que se refere à estrutura e às escolhas das palavras certas e que objetivam uma comunicação eficiente – estilo.”

Observe mais atentamente a parte que diz “escolhas das palavras certas”. Se você insistir em usar palavras que ninguém conhece, acha que estará escolhendo as “palavras certas”?

Como exercício, perceba que neste artigo, não há nenhuma palavra difícil de ser entendida. Acha que isto deixou o conteúdo mais pobre? Ou contribuiu para a clareza na transmissão das ideias?

Se quiser melhorar sua dicção, você pode começar hoje mesmo a riscar do seu vocabulário palavras que caíram em desuso.

Truque #14 Para Se Expressar Com Ótima Dicção: Aprenda A Usar Um Dicionário

Provavelmente você deve estar se perguntando: como que usar um dicionário tem a ver com ter uma boa dicção. Talvez usar um dicionário possa te ajudar de 3 formas

  • Por saber o significado de uma palavra, você a pronúncia com convicção, sem medo de errar
  • O dicionário te mostra a divisão silábica, com destaque na sílaba tônica das palavras
  • Dicionários bons possuem até mesmo códigos que te ensinam como se pronuncia corretamente as palavras

Uma curiosidade: Sabia que as palavras “dicção” e “dicionário” vem da mesma família? Dicção vem do latim “dictio”, que significa “discurso”. Dicionário vem do latim “dictionarium”, que significa “coleção de palavras e frases”. Portanto, quer melhorar a dicção? Bem vindo ao clube: Seja um bom amigo(a) do dicionário!

Truque #15 Para Se Expressar Com Ótima Dicção: Treine Com Alguém Que Tem Boa Dicção

Quando estamos perto de pessoas que admiramos, podemos aprender com elas. A experiência é um ótimo presente compartilhado por meio da convivência. Então, o que acha de chamar alguém que você admira como bom orador para assistir seu treino?

Sim, eu sei que você vai pôr a cara a tapa. Mas é para o seu bem. As sugestões de ajustes que você vai receber vão vir de alguém que você admira. Eu e você temos muito a ganhar quando escutamos conselhos de alguém que já tem experiência.

Não se preocupe em praticar todas as sugestões de uma só vez. Desenvolva uma coisa por vez. E tenha certeza de que este conhecimento adiantado pode acelerar seu desenvolvimento na oratória. Quem sabe se, num futuro não próximo, você será tão reconhecido e admirado quanto a pessoa que lhe deu conselhos?

Truque #16 Para Se Expressar Com Ótima Dicção: Preste Atenção Em Quem Fala Bem

Seja um amante da comunicação. A cada vez que você ouvir uma boa palestra, pergunte-se: “O que ele(a) fez que tornou a palestra especial para mim? Quais técnicas foram usadas? O que mais marcou pra mim?”

Então, com essas reflexões em mente, copie aquilo que você achou interessante. Sim, se você aprendeu algo que te tocou, use este conhecimento para também tocar outras pessoas.

Sempre que possível, vá a palestras de bons oradores para aprender com eles e também para poder aprender das técnicas que eles usam.

Observar de perto como ótimos oradores se apresentam ajudará você a ter também uma excelente dicção.

Truque #17 Para Se Expressar Com Ótima Dicção: Preste Atenção Em Quem Não Fala Tão Bem.

Também é vantajoso perceber quando alguém faz uma palestra que não é tão boa para você.

Suponha que você acabou de assistir a uma. Pergunte-se: “Quais características deste discurso não foram positivas para mim? O que eu posso fazer diferente para não cair no mesmo erro?”

Se achar uma palestra fraca, não deixe de saber por que ela foi fraca. Não precisamos cometer os mesmos erros de uma pessoa para só depois evitá-los.

😉 😉 😉

E aí, está gostando de conhecer os truques e segredos da boa dicção? Não saia sem me dizer o que achou e aguarde em breve a continuação….

29 Truques Da Fala Para Se Expressar Com Ótima Dicção A Partir De Agora – Parte 2
5 (100%) 1 vote

Acho que Você vai Gostar destes Artigos Também....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *